5 de fev. de 2007

O homo ocidentus

A coisa é mais ou menos assim, toscamente: no início do século passado estávamos em plena Belle Époque. As mais novas invenções do homem faziam com que houvesse pelo mundo um clima de otimismo com o que viria. Esse otimismo era ajudado pelo evolucionismo, pensamento muito em voga na época e que dizia que a História da humanidade era uma evolução contínua, da barbárie até a civilização. É dessa época a art nouveau, o Impressionismo, o cinema, a física contemporânea, o avião... O ser humano ocidental (homo ocidentus) se olhava com orgulho.

Pois veio a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e tudo caiu por terra. O homem, como que acordando de um sonho bom, viu do que era capaz: até então, foi a maior guerra da história da humanidade, com o número de mortos atingindo a cifra dos milhões e cagando em cima de todas as conquistas e esperanças da Belle Époque: por exemplo, é aí que os aviões começam a ser usados para a guerra, o que viria a ser um dos motivos para o suicídio de Santos Dumont. Para piorar, veio a quebra da bolsa de Nova York em 1929 e as suas conseqüências: fome, desemprego, violência, xenofobia, etc.

O homo ocidentus mal podia acreditar ter sido o responsável por aquilo, então se agarrou a esperanças até então impensáveis. O pensamento liberal, alicerce da Belle Époque, entra em crise no mundo, ao mesmo tempo em que outras formas de pensamento tomam corpo a ponto de rivalizar com os liberais: é o caso principalmente dos fascismos europeus e do socialismo soviético. Agora temos três soluções infalíveis para o ser humano. O problema é que elas não podem conviver juntas. Vem então a Segunda Guerra Mundial e a quebra de todos os recordes negativos possíveis: número de países envolvidos, número de mortos, número de filmes podres sobre o tema... E mais uma vez o homem faz uso de suas invenções maravilhosas para esmagar seu semelhante: a bomba atômica é só um exemplo disso.

Passada a guerra, o mundo ocidental começa a pensar que só existem dois tipos de pessoas no mundo: os ocidentais, bem penteados e de barba feita, e os comunistas, aqueles que comem criancinhas. Não interessava mais se o sujeito encochava a vó no tanque da área ou se era um serial killer. Se não era comunista, era bom. Esse reducionismo gerou uma série de infortúnios ao redor do mundo (Coréia, Vietnã, o nosso próprio Brasil com os nossos magníficos militares...). A vantagem dessa dicotomia foi que a gente ainda tinha no que acreditar – no caso, no capitalismo.

Daí veio o ano de 1968 e muita coisa mudou – ao menos na superfície. Maio de 1968 quase representou uma revolução nunca vista antes, até o Partido Comunista Francês mandar todo mundo voltar ao trabalho. O que sobrou disso foi uma espécie de revolução nas idéias, e daí sobreveio o movimento que ficou conhecido como hippie. Além de fumar maconha, ficar pelado e fazer música boa, os caras acreditavam que só paz e amor eram mais do que suficientes para que o homem pudesse conviver em sociedade. De certa forma eles ajudaram para o fim da guerra do Vietnã e para o surgimento de toda uma contra-cultura que estimulou uma dialética interessante com o poder estabelecido. Uma pena que quase todos os hippies daquela época sejam hoje os maiores caretas do mundo – bem, talvez isso queira dizer alguma coisa.

O fim do socialismo na URSS e a queda do muro de Berlim significaram várias coisas para o mundo. Uma delas foi que o capitalismo não precisava mais fingir. Sem adversário, estava livre para ser, de agora em diante, o que sempre quis: selvagem. Sem outra opção sólida, palpável, como foi o socialismo que estava logo ali, o homem ocidental se rendeu de vez àquela máxima capitalista de que quem não tem dinheiro é vagabundo que não aproveita as oportunidades e que quem é rico e bem-sucedido merece cada centavo que tem por ter se dedicado.

Temos então uma nova fase de otimismo no mundo ocidental. Nós vencemos e vendemos. O McDonald’s e a Coca-Cola estão em todo o lugar. Vivemos uma era de prosperidade nunca antes vista. E vale tudo para mantê-la e mais ainda para ampliá-la. Ao mesmo tempo, o planeta Terra parece gritar por socorro: essa prosperidade traz uma poluição e um consumo de energia nunca vistos na história, o que faz com que o planeta comece a sentir seus efeitos. Começam as primeiras matérias sobre o CFC e o efeito estuda. Ah, mas parar de produzir é dar um passo para trás, e isso é impensável no momento. Aqueles milhares de demitidos naquela fábrica, as milhões de toneladas de lixo produzidas por dia, tudo é número. Eu e você somos um número – no caso, dois números. O mundo parece ter um objetivo maior do que coisas pequenas como o meio ambiente, por exemplo.

Vem os anos 2000 e até os países que cagavam para o meio ambiente – os EUA, que não assinaram o Tratado de Kioto nos anos 90, são o melhor exemplo – começam a se preocupar. Manchetes diárias ao redor do mundo nos informam o caos que virou o clima mundial. Enchentes, secas, nevascas, temperaturas elevadíssimas, tudo assusta. E o pior é que parece ser tarde demais para voltar atrás. E agora? O que será do homem ocidental? Continuamos tocando pra frente o progresso a todo o custo e deixamos para nossos filhos ou nossos netos resolverem o problema da poluição – se é que a gente chega até lá – ou paramos, botamos a mão na cabeça, admitimos que está tudo errado e começamos de novo? Bem, com base em tudo o que acabei de escrever, confesso que fiquei preocupado...

3 comentários:

André disse...

Acho que no futuro ainda seremos números - no caso, 1 e 0.

Rodrigo disse...

Excelente!
Vou postar no meu blog apenas para recomendar a leitura do teu texto!

Anônimo disse...

tá preocupado? tenho uma solução: passe na igreja de jesus cristo salvador mais perto da tua casa! mil felicidade no outro mundo ou seu dinheiro de volta!

Creative Commons License

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.