26 de fev. de 2007

Oscar 2007 - Pequenos comentários

- Foi a primeira vez que assisti a cerimônia do Oscar até o fim. Claro que isso me rendeu só quatro horas de sono, mas valeu para perceber que, mesmo depois de 79 edições, a coisa ainda não mudou muito.

- E o prêmio de melhor filme foi para "Os Infiltrados", do Scorsese. Não é o melhor filme do cara, não é o melhor filme dentre os cinco indicados e ainda tinha uma pá de filme melhor que nem entrou na lista. Mas tudo bem, na época dourada dos remakes, nada como um deles ganhar o grande prêmio do cinema de Hollywood para institucionalizar esse paradigma.

- Colocar Francis Ford Coppola, George Lucas e Steven Spielberg para apresentar o prêmio de melhor direção foi a melhor coisa da cerimônia. Com a vitória de Scorsese pudemos ver lado a lado quatro dos mais inventivos diretores da geração 70's de Hollywood, três deles prestando uma homenagem ao quarto, que já tinha concorrido a cinco oscar e não havia ganho nenhum. E ainda o Scorsese pede para verificarem o envelope de novo, para ter certeza de que havia finalmente ganho...

- Ainda sobre a apresentação do prêmio de melhor diretor, o melhor roteiro da noite:
Coppola: É uma honra para nós três apresentarmos o prêmio de melhor direção, já que sabemos como é bom ganhá-lo.
Spielberg: É o prêmio mais importante que já ganhei.
Lucas: Hã, ei pessoal... Eu nunca ganhei um Oscar antes... Mas já fui indicado algumas vezes, e...
Coppola (interrompendo): Bem, vamos aos indicados.

- Dica para assistir o Oscar: ignore TODAS as piadas (feitas para americano rir) e TODOS os comentários em português, seja da apresentadora, do convidado mala ou da tradutora. Enfim, bote no mudo ou ligue o SAP.

- A maioria dos prêmios foi justa, baseado nos indicados, com poucas surpresas. E já faz um tempinho que não temos um filme "papa-Oscar", o que pode indicar o nivelamento dos indicados ou a perda de qualidade deles, ou as duas coisas.

- Outra dica: se tiver que fazer uma lista de filmes para assistir, comece com os indicados a Melhor Filme Estrangeiro - normalmente todos valem o ingresso. Depois, vá para os indicados a Melhor Filme e Melhor Diretor - começando pelos que NÃO ganharam, que normalmente são melhores. Aliás, se o vencedor do ano for Shakespeare Apaixonado, não veja o vencedor. Veja no cinema os indicados a Melhor Efeitos Visuais e a todas as categorias de som.

- E, principalmente, não acredite que os melhores do Oscar são realmente os melhores. O Oscar é uma premiação política. Às vezes eles acertam, às vezes erram. Os melhores filmes, você decide.

3 comentários:

Kleiton disse...

Putz, colocar a santíssima trindade "Spielberg-Coppola-Lucas" pra entregar o prêmio pro Scorcese foi uma forma da Academia dizer:

"Oh, tadinho dele, já foi indicado várias vezes e não ganhou, vamos dar uma estatueta dessas pra ele brincar também"

Antes tivessem colocado a Scarlett Johanssonn pra entregar. Esses judeus de Hollywood são muito ortodoxos.

André disse...

"Filhos da Esperança" devia ter ganhado tudo.

Leandro Corrêa disse...

Não, "Filhos da Esperança" era um filme bom pra concorrer ao lado de "Crash", "Munique" e "Boa noite e Boa Sorte" ano passado.

Deu azar, uma pena.

Creative Commons License

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.