30 de abr. de 2008

"Arte" contemporânea

Recebi um e-mail dias atrás, falando de um “artista” contemporâneo que usou um cão de rua, faminto e doente, em uma instalação de “arte”, que morreu ali por inanição e falta de cuidados veterinários. A princípio, achei a história absurda demais para ser verdade e fui atrás de mais informações. Qual não foi minha surpresa ao constatar que, além de a história ser verdade, ele ainda foi escolhido para representar a Costa Rica na Bienal Centroamericana Honduras 2008! Está rolando uma petição pela internet para protestar contra a participação dele nessa Bienal, para assiná-la clique aqui, por favor. Nesse outro link, um blog criado especialmente para denunciar esse cara.

Segundo Guillermo "Habacuc" Vargas, o tal “artista”, “O que me importa é a hipocrisia das pessoas. Um animal assim vira o centro das atenções quando está em um local onde as pessoas querem ver arte, mas ninguém ligaria se ele estivesse passando fome nas ruas”. Ah, por favor, “artista”: existem tantas outras formas de mostrar a hipocrisia das pessoas! Para ti, a melhor seria se amarrar em uma instalação “artística” e esperar morrer de inanição e falta de cuidados médicos. Aí tu mostra que “um homem assim vira o centro das atenções quando está em um local onde as pessoas querem ver arte, mas ninguém ligaria se ele estivesse passando fome nas ruas”. Simples, não?

Lamentável o que o ser humano é capaz de fazer. E ainda chamar de arte.

Novamente, aqui está o link para a petição. Assine. Repasse para todo mundo que tu conhece.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não entendo o motivo da Bienal em aceitar esse tipo de manifestação como "arte". É triste saber que o ser humano é capaz que cometer insanidades para chegar ao seu objetivo, se é que neste caso, isso é possível!

Te amo!
Beijo,
Ana

Anônimo disse...

Coisa mais terível que podia acontecer. Pior que isso só se ele amarrasse uma criança de rua. Bem como tu falou, queria ver ele se amarrar pra mostrar a indiferença das pessoas! Por favor, esse cara não pode "expor" mais e em lugar nenhum.

Thiago F.B disse...

também recebi esse e-mail faz um bom tempo já...inclusive assinei o protesto também. É algo tão revoltante que chega à ser difícil de acreditar que isso possa estar acontecendo!!!! Este cara não é um artista, é um criminoso!!! E os que patrocinam ou deixam ele expor este tipo de "trabalho" são cúmplices!!! Quando vejo coisas como essa fico com um sentimento de certeza de que não existe esperança para nosso planeta ou raça. Lamentável...

André disse...

Pra mim parece mais um exemplo de algo do tipo "quero vencer na minha profissão e farei qualquer coisa para chegar lá"...

Creative Commons License

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.