17 de ago. de 2007

Espresso ou expresso?

Tempos atrás fui numa cafeteria e vi no seu menu a palavra espresso, assim, com "s". Achei estranho uma cafeteria errar o nome de seu principal produto, mas depois dei de ombros, tomei meu café e fui embora. Em outro estabelecimento encontrei a mesma palavra grafada com "x" - expresso. Desde então, comecei a me perguntar como diabos se escreve essa famosa bebida italiana, e qual não foi minha surpresa ao verificar que espresso não consta no dicionário, enquanto que expresso existe, mas com outros sentidos que não o do café.

Pesquisando um pouco mais, descobri que o certo é espresso mesmo. Isso porque a palavra italiana é derivada de espremer, porque nesse tipo de bebida o café é retirado sob pressão. Já a palavra expresso tem a ver com rapidez - nesse caso, rapidez no preparo -, o que não é o caso, a não ser nas cafeterias mais lentas da cidade.

Resumindo, a palavra não existe na língua portuguesa, assim como petit gâteau. Hum, acho que vou comer alguma coisa...

7 comentários:

Anônimo disse...

e, pra complicar, esses portugueses de merda (ou pelo menos pró-portugueses) conseguiram aprovar a unificação da língua portuguêsa pra ano que vem! fdp's! roubar o ouro do brasil até tudo bem, mas obrigar a gente a falar "ora pois" é foda!

Anônimo disse...

O comentário acima poderia ser retirado. Não tem sentido algum, além do mais é desinformado. A unificação da língua portuguesa será apenas na grafia e não em algumas expressões idiomáticas. Você nunca de perguntou porque não há manuais de eletrônicos onde não existe tradução para a língua portuguesa e sim para inglês, alemão, japonês, etc? É simplesmente porque em cada país que fala esta língua existe uma grafia diferente. Ora pois!

PROFE DANI disse...

ENCONTREI O TEU BLOG PESQUISANDO SOBRE O MESMO ASSUNTO, FUI NA CROASSONHOS E ESTAVA ESCRITO ESPRESSO, CHEGOU A ME DAR UMA GASTURA... RSRSRSRSRS
MAS ELE ESTAVAM CERTOS, VOCÊ JÁ PESQUISOU... FICO TRANQUILIZADA, POIS UM ERRO DESSES SERIA IMPERDOÁVEL.
ABRAÇOS
DANI

O Peão disse...

Amigo. Veja a explicação correta sobre isso no meu blog. Espero que goste.

O Peão disse...

Amigo. A explicação correta e a origem da palavra expresso, estão no meu blog.
Espero que goste.

Anônimo disse...

Justamente hoje vi em uma cafeteria um cartaz escrito "espresso" assim como no "menu"... certamente fiquei curiosa sobre a grafia... olhei em dois dicionários e nada... fui pra net e finalmente achei... é isso aí... surpresas linguísticas... Valeuuuuuu :)

Anônimo disse...

Acabei de ver no Carrefour.com "Cafeteira Espresso - 40% desconto". Interessante, obrigado pelo esclarecimento.

Creative Commons License

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.