24 de mai. de 2007

Grêmio 2(4) X (2)0 Defensor

Estádio Olímpico Monumental, Porto Alegre
Gols: Tcheco 22' 1t e Teco 44' 1t

Dizem que uma grande defesa começa com um grande goleiro. Seguindo essa lógica, um pequeno Defensor jogou contra o Grêmio ontem. Isso porque o seu goleiro... Sua participação foi tão bizarra na noite de ontem que escolhi ver o jogo através desse personagem único. Deixo a avaliação do jogo para meu colega gremista - muito boa, por sinal.

Primeiro, o primeiro gol. Cobrança fraquinha de Tcheco, a bola quica na sua frente e ele educadamente a deixa entrar, talvez como um pequeno presente da visita para o dono da casa. Depois, o segundo gol pelo meio das pernas. Tá, não foi frango, mas uma bola entre as pernas tem o seu valor simbólico. Mas o melhor - pior? - ainda estaria por vir: a decisão por pênaltis.

No primeiro pênalti, Martín Silva conseguiu uma façanha: a bola vinha direto nas suas mãos, quando de repente a danada escorrega por entre elas e vai direto no seu nariz, indo logo em seguida para dentro do gol. Nos outros pênaltis, ele decidiu homenagear o seu personagem favorito: Horácio, o simpático dinossauro do Maurício de Souza. É, aquele que tem os braços pequeninhos, meio para dentro, quase um deficiente físico. Pois em nenhuma outra bola o goleiro do Defensor foi capaz de esticar os braços. Veja em algum VT o último pênalti do Grêmio, exemplar nesse sentido: a bola vai no ângulo, indefensável para qualquer goleiro. Mas Horácio (Martín) nem sequer tenta alcançar a bola. Pelo contrário, faz um movimento ioiô com seus braços, começando a esticá-los para logo em seguida retrai-los com a graça de um dinossaurinho.

Pra não dizer que Martín Silva só falhou, vale como argumento o fato de que ele fez uma boa defesa no segundo tempo, quando defendeu uma bola com a perna e o braço ao mesmo tempo (?), e os seus colegas de time, que não sabiam que o objetivo dos pênaltis é acertar a bola dentro dos limites da trave e decidiram bater tiros de meta.

Enfim, o Grêmio está na semifinal da Libertadores e vai pegar outro brasileiro, o Santos. As chances de passar às finais são boas, melhores ainda pelo fato de que Amoroso não joga a primeira partida, graças à bela voadora na nuca que deu em um adversário. Aliás, ele está conseguindo jogar no Grêmio menos do que jogou no Corinthians, o que não deixa de ser uma façanha. Infelizmente, os gremistas também jogarão desfalcados de Horácio, o goleiro.

(Para a visão gremista da partida, clique aqui)

8 comentários:

Anônimo disse...

Tá, mas estamos na semi, certo? Em teoria são os 4 MELHORES da América, certo? E o time do Santos não é lá grandes coisas, certo?

Bah Junior, o teu maior defeito é que tu nasceu colorado! :D

Rodrigo disse...

Tá certo que o goleiro do Defensor falhou, mas quem ENTREGOU mesmo foi o do Botafogo, ao levar aquele peruzaço ontem, a poucos minutos do final do jogo. Foi só para confirmar que tem coisas que só acontecem com o Botafogo...

Thiago F.B disse...

Olha...com ou sem falha...
A classificação veio pq o Grêmio jogou com o espírito e a garra necessários para o momento da competição. Infelizmente foi merecido...hehehehhehe
Agora vem o Santos e pra mim o Grêmio é favorito nesse confronto.
Abraço...
Falooooooooow.

Anônimo disse...

Caro amigo...

Eu até aceito o fato de você ser colorado, mas o que se torna incabível é você ignorar a excelência da equipe do Grêmio no jogo de quarta, e tentar focar nos erros do goleiro uruguaio.
Tudo bem, ele errou, não vou ser incoerente a ponto de negar isso, mas uma visão um pouco mais clínica nos dois jogos nos mostra que ele fez excelentes defesas, tanto no Uruguai como no Olímpico.
Desmerecer as cobranças de pênalti do Grêmio dizendo que o goleiro encolheu os braços também foi equivocado de sua parte, afinal, como você mesmo disse, o chute do Ramon foi indefensável, então o movimento que Martin Silva fez quando viu que não tinha como defender, foi usar os braços para finalizar sua queda, isso é elementar.
O Amoroso deu uma voadora no jogador do Defensor? Foi tão violento assim pra você?
É... esse é um típico comentário de quem joga uma Libertadores a cada 30 anos.
Enfim, da próxima vez procure assistir o jogo, mesmo que seja difícil pra você ver o Grêmio triunfar, porque no segundo gol a bola não passou pelo meio das pernas do goleiro. Pena que isso não deu pra notar no globo esporte.


Saudações Tricolores

Eu mesmo disse...

Caro Marcos Vinicius (desculpa cara, não reconheci teu nome. Portanto, não sei se te conheço):

Se você tivesse lido o primeiro parágrafo, não precisaria ter escrito tudo o que escreveu. Leia de novo o trecho "Sua participação [a de Martín] foi tão bizarra na noite de ontem que escolhi ver o jogo através desse personagem único. Deixo a avaliação do jogo para meu colega gremista - muito boa, por sinal". Isso quer dizer que eu não avaliei o jogo, nem o Grêmio, nem nada. Apenas quis falar sobre a partida usando o goleiro do Defensor como guia. Só isso. Sem desrespeito, sem "ignorar a excelência da equipe do Grêmio" e nem ao menos "tentar focar nos erros do goleiro uruguaio" - veja, em nenhum momento disse que a vitória do Grêmio deveu-se ao Martín.

Mais duas coisinhas: primeiro, quem tem "visão clínica" é médico - talvez o Doutor Sócrates te ajude.

Segundo, chute no pescoço de alguém em pé pra mim é voadora. Se você tem outro nome pra isso, pode sugerir. A não ser que não tenha visto aquilo como agressão. Porque foi exatamente o que eu vi no Globo Esporte.

Abraços!

Anônimo disse...

..ah.. então os comentários sobre o Amoroso também eram avaliando o goleiro do Defensor?...

tudo bem...

..desconsidere minha colocações..

...lembra de 1995?...
voadora foi aquilo que o Dinho fez com o Válber...
..tratando futebol como jogo de homem, podemos dizer que a jogada do Amoroso foi uma entrada firme..

de qualquer forma... desculpe pela invasão no blog...

até quem sabe um dia!

Eu mesmo disse...

"então os comentários sobre o Amoroso também eram avaliando o goleiro do Defensor?" - Não, cara, mas também não eram pra humilhar o Grêmio!!

"..tratando futebol como jogo de homem..." - Tá, com esse tipo de argumentação a gente não vai muito longe. Deixa assim.

"de qualquer forma... desculpe pela invasão no blog..." - Que é isso, cara! Todo mundo é bem-vindo aqui, até os gremistas!!

Abraço!

Anônimo disse...

Viu meu, eu to te falando!
Tu parece o Kenny Braga comentando o colorado (o Fabiano "Cachaça" era sempre o melhor em campo).

Mas legal que pessoas fora do teu círculo de, digamos, amizades, resolveu dar a opinião dele. Sinal que o blog tá sendo visitado!

Abração

Creative Commons License

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.