23 de mai. de 2007

Brasil, o maior país satanista do mundo?

O Satanismo, ao contrário do que muitos pensam, não é adorar o Capeta, o Cramulhão, o Tinhoso, o Coisa-Ruim, o Canhoto, o Tranca-Rua, o Diabo, enfim, o Satanás. Trata-se de um movimento religioso e filosófico que se foca no avanço espiritual e/ou hedonista do indivíduo em vez de se focar na submissão a uma divindade ou a um conjunto de códigos morais. Isso significa que isso não tem a ver necessariamente com demônios ou coisas do tipo.

Essa prática está muito mais associada, na verdade, ao individualismo. Para o satanista, Deus, Diabo, anjos, santos, etc., são apenas fragmentos da personalidade de cada um. Quando alguém exterioriza esse "Deus" ou "Diabo", não está fazendo nada mais do que deixando sua "majestade natural" de lado para adorar idéias que não são suas - adorando, indiretamente, as pessoas que criaram essas idéias. Isso significa que o Satanismo é a exaltação do Eu, e não uma oposição crua ao Cristianismo. É a "fuga de padrões pré-estabelecidos para a criação dos seus próprios padrões, criados por si para si".

Porém, o fato de ter uma concepção oposta à da tradição judaico-cristã fez com que, ao longo do tempo, se associasse instantaneamente o Satanismo com demônios, rituais malignos, sacrifícios envolvendo virgens, mortes e, ultimamente, RPG (?). Dessa forma, ser satanista é, para o senso comum, ser alguém "do mal", provavelmente que usa sempre capa preta e vermelha e que chuta cachorros na rua. Obviamente, essa imagem foi construída principalmente pela Igreja Católica, particularmente após a Reforma Protestante.

É estranho pensar que uns 80% dos católicos brasileiros (exagerando pra baixo) não aceitam vários dogmas e regras da Igreja, preferindo agir segundo suas concepções pessoais, mas que continuam se dizendo católicos. Vão na Igreja, fazem o sinal da cruz, rezam ao Deus Católico, mas na hora de obedecer às ordens católicas mais controversas (mas que são Leis de Deus, ora bolas!), como fazer sexo só para procriação e depois do casamento ou não usar métodos anti-concepcionais, não o fazem até com um certo orgulho disso. Ora, ser satanista não é exatamente fugir "de padrões pré-estabelecidos para a criação dos seus próprios padrões, criados por si para si"? No mínimo paradoxal, não é mesmo?

Além disso, no Brasil, além dos códigos religiosos, os códigos morais também são freqüentemente desrespeitados em favorecimentos de padrões próprios. Por exemplo, um cara condena o roubo - que é condenável moralmente no Brasil -, mas daí vai ao supermercado e na hora de passar no caixa recebe troco a mais do que deveria ter recebido. Então, sai bem quietinho do estabelecimento e ainda conta para os amigos a sorte que ele teve. Enfim, só um pequeno exemplo dentre tantos para mostrar como os códigos morais são facilmente escanteados por padrões próprios, de acordo com a oportunidade. Exatamente como os valores religiosos.

Antes que me acusem de qualquer coisa, não sou satanista nem concordo em receber troco a mais e ficar quieto. Entretanto, não poderia me furtar de questionar nossos hábitos "católicos", que estão mais para satanistas.

Mas que a Xuxa é satanista, ah, isso é. Está aí o Pastor Josue Yrion que não me deixa mentir.


12 comentários:

Thiago F.B disse...

Com relação ao texto penso que é bem por aí...
Já o cara do vídeo...puts!!!
hauhauhauhauahauhuaa
acho ele meio lunático!!!
mas vou te dizer...
eu queria muito ver o tal filme da XUXA que ele viu na Argentina...
heheheheh
abraço rapá...

PS: no meu blog tem um vídeo do novo projeto do Beira Rio. Quase chorei...hehehehehhe
Faloooooooooooooooow.

Rodrigo disse...

Eu procuro seguir algumas regras morais, como por exemplo conferir o troco na hora e avisar se foi a mais. Mas em termos religiosos, acho que posso me considerar satanista...

Alexandre Pacheco disse...

Satanismo é adorar Capeta, o Cramulhão, o Tinhoso, o Coisa-Ruim, o Canhoto, o Tranca-Rua, o Diabo SIM!
Esse negócio de movimento religioso, filosofia de vida é chacota. Todo satanista adora o diabo e é fiel a ele, e com vão queimar vivos.
Esse infeliz de satanâs entrou numa roubada ao tentar disputar o trono com Deus, e agora tenta levar a outros para o mesmo barco.
Sai que ainda dá tempo!

Recanto do Opositor disse...

Belo post, um dos poucos aqui no Brasil em um blog que realmente falem do que é Satanismo de fato, sem se referirem à típica inversão cristã que a palavra infelizmente traz em sua carga semântica, mas que está longe da verdade.

Satanismo não é culto a qualquer personagem cristão, mas sim um culto, sem hipocrisias, a si próprio, ao indivíduo, livre de amarras morais que possam vir a prejudicar sua busca pela satisfação, que é a meta de ação de todo ser humano.

Se me permite a propaganda, mantenho um blog que fala do assunto, a quem interessar possa, ele se chama Recanto do Opositor, e basta visitar meu perfil para ter acesso a ele.

No mais, mais uma vez digo, belo post, é bom saber que existem pessoas que enxergam além do senso comum e dos noticiários tendenciosos de impressa marrom. É disto que o Brasil precisa.

Anônimo disse...

Com certeza o satanismo invocam satã. Somente sendo muito ingênuo para não perceber isso. Caiam foara disso. Conheço pessoas que já foram adeptos ou "escravos" melhor dizendo e só Jesus para libertá-los.
Paula

Anônimo disse...

Bom o satan está interessado em tomar o trono de Deus. E vcs sabem disso!!! então vão em frente vamos ver quem vence no fim. Deus (Jeovar) já o espussou de lá uma vez. E ele quantas vezes já venceu Deus? E Deus vai amarrar ele por mil anos como diz no Apocalipse cap.20 e depois Ele o soltara e vencera para todo sempre. E vcs que não acreditam em Deus estarão lá para ver! E se não se arrepederem vcs oviram simplesmente isso: Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.

Anônimo disse...

Satanismo é adorar Capeta, o Cramulhão, o Tinhoso, o Coisa-Ruim, o Canhoto, o Tranca-Rua, o Diabo SIM!
Esse negócio de movimento religioso, filosofia de vida é chacota.o proprio nome ja diz(satanismo, vem de satanas. trouxa é que acredita que satanismo tem a ver com filosofia. fiquei ai pensando nisso.os fins dos tempos estao chegando.naum perca tempo e vá a uma igreja mais proxima de vc e entregue sua vida a DEUS o verdadeiro SENHOR.. SANTANAS esta DERROTADO.. pq a vitoria é de DEUS.amem

Anônimo disse...

Satanismo é adorar Capeta, o Cramulhão, o Tinhoso, o Coisa-Ruim, o Canhoto, o Tranca-Rua, o Diabo SIM!
Esse negócio de movimento religioso, filosofia de vida é chacota.o proprio nome ja diz(satanismo, vem de satanas. trouxa é que acredita que satanismo tem a ver com filosofia. fiquei ai pensando nisso.os fins dos tempos estao chegando.naum perca tempo e vá a uma igreja mais proxima de vc e entregue sua vida a DEUS o verdadeiro SENHOR.. SANTANAS esta DERROTADO.. pq a vitoria é de DEUS.amem

Anônimo disse...

bom meu nome é wlademir e digo a todos vcs que o satanico eh o caminho mais erado que podem dar as suas vidas pq ser tao engrato com aquele que sem ti conhecer deu a vida por vc para te salvar das mao desse ai e agora vcs se jogao pra ele de novo a vinda do senhor esta muito perto pessem bem se eh o que querem fazer destruir suas vidas ou salvalas e viver ao lado do verdadeiro Deus o nosso pai aquele que nos criu (se quiser mudar deixe mais um comentario aki com seu msn que conversamos)

Unknown disse...

Espero que o Deus de vocês os castiguem pelos erros de português.

Anônimo disse...

esse satanismo que ele descreveu eh o satanismo moderno. o satanismo tradicional realmente fala sobre cultuar demonios , mais a biblia tem um deus mais assassino do q o diabo ... fiquem atentos as passagens da biblia , vai que ela foi escrita pelo capeta pra ludibriar as vossas mentes . kkkkk (atenciosamente um ateu)

Anônimo disse...

novamente venho a dizer , o satanismo nao é responsavel por matar milhoes como religoes cristas . digo nao sou satanista , mais satan eh mais legal que deus kkkkkkk escolheria satan se deus realmente existisse , ele eh a estrela da manha . o verdadeiro salvador MUAHAHA (nao liguem . é so pregaçao) LIBERDADE RELIGIOSA A TODOS!!!

Creative Commons License

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.