4 de mar. de 2010

Videoclipes legais - Ok Go

Desde que me lembro, sempre gostei de videoclipes, por vários motivos. Gosto especialmente da possibilidade que eles têm de comunicar a música, de servir como um veículo de divulgação para ela. Nesse sentido, preciso dizer que adoro clipes originais, divertidos, legais, enfim, criados não necessariamente para contar o que a música está dizendo, mas como uma forma de arte que serve à música que eles representam.

Exemplos não faltam; há diretores e músicos empenhados nisso. De bate-pronto, quanto aos diretores, me lembro de Michel Gondry e Spike Jonze e, quanto aos músicos, de Aphex Twin, Chemical Brothers e Ok Go. Por ora, fiquem com dois clipes muito bem feitos e que devem ter dado um trabalho dos diabos da banda estadunidense Ok Go. Em breve virão mais alguns.

Este é o vídeo de "Here It Goes Again", que virou uma febre no Youtube e foi o responsável por alavancar a carreira da banda. Foram gravado dezessete takes até que o resultado ficasse bom:



E este é o vídeo de "This Too Shall Pass". Toda a construção levou um mês e meio para ficar pronta, e foram precisos uns sessenta(!) takes para finalmente sair o resultado final. A cada erro (que às vezes ocorria nos primeiros trinta segundos de gravação) era preciso reiniciar toda a parafernália; para isso, havia um grupo de 30 pessoas, e o processo de reinicialização demorava cerca de uma hora. O clipe, dirigido por James Frost, a banda e Syyn Labs (que também trabalhou na construção de tudo) é um plano-sequência rodado com uma Steadicam, e é uma verdadeira obra-prima:

Nenhum comentário:

Creative Commons License

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.