20 de mar. de 2007

Ele é o cara

Romário é o cara. Ele é o melhor atacante que eu vi jogar. Daqueles que dentro da área não perdoa, mata. Percebam que estou utilizando o verbo no presente, porque apesar de ter mais de quarenta anos o baixinho continua jogando e fazendo gols. Se não me engano ele é o maior artilheiro do ano até agora no Brasil. Enfim, dentro de campo ele é matador.

Fora de campo, pode-se dizer que Romário pertence àquele seleto grupo de jogadores encrenqueiros. Mas ele não arruma só confusão, como o Edmundo, por exemplo - aliás, outro dos melhores jogadores que eu vi jogar. Ele pertence também à categoria dos jogadores que sabem se auto-promover, com entrevistas polêmicas e jeito marrento. É dele, entre outras coisas, a frase "o cara lá de cima olhou pra mim quando eu nasci e disse: esse é o cara". É dele a agressão a um torcedor que o xingou em um treino. É dele a voadora em um jogador adversário em uma Libertadores, ao defender Edmundo. É dele o tapa na cara em Andrei, próprio companheiro de time. É dele... enfim, vocês entenderam.

Matador, encrenqueiro e marrento, Romário alega estar a dois gols do milésimo gol da carreira. Bem, isso não deixa de ser mais uma genial jogada de marketing pessoal do baixinho, visto que ele é o jogador mais falado do Brasil na atualidade (mesmo com mais de quarenta e quando parecia que ele já se aposentadoria). Mas a verdade é que ele só está próximo do gol mil na sua própria contagem. Isso porque ele contabiliza 77 gols como amador e 21 de jogos entre amigos, praticamente peladas. Mas, uma mentira contada várias vezes vira verdade...

Mesmo assim, ele já atingiu 900 gols como profissional, marca que só ele e Pelé têm na história do futebol, o que não é pouca coisa (Friedenreich não tem nem 600 gols, mas isso é para outro post). Mas Pelé não conta, porque é o Rei. Ele tem, se contar os gols feitos pela seleção do exército (quando já era profissional), 1281 gols. Se tirarmos esses e deixarmos só os "realmente" profissionais, ficaremos com 1269.

Com mil gols ou não, Romário já está no Panteão dos Deuses do Futebol como um dos maiores matadores de todos os tempos. Tanto que o Vasco já anunciou que quando Romário se aposentar ninguém nunca mais vestirá a camisa 11. Enfim, fica aí uma pequena amostra de 11 dos melhores gols já feitos por ele:


3 comentários:

André disse...

Romário é FODA.

Sem mais

Rodrigo disse...

Eu ouvi falar que o Friedenreich teria feito mais gols que o Pelé, mas que não haveriam documentos que provem isso.

Quanto ao baixinho: ele é simplesmente um gênio. Só vai parar porque já tá com 41 anos, pois os gols ele continua fazendo!

Anônimo disse...

finalmente achei alguém q concorda comigo

Creative Commons License

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.