12 de dez. de 2008

Os animais são mais humanos

Eu sempre fui pessimista em relação à espécie humana. Sempre fui mais Hobbes que Rousseau. Para mim, os humanos, que conseguem pensar com a dita "razão", de maneira "racional", são os animais que fazem as coisas mais estúpidas, seja ao ingerir coisas que ele sabe que fazem mal a ele até matar outro da própria espécie - ou de outra espécie - sem a intenção de se alimentar. Somos a espécie mais iluminada do planeta, porém a mais predadora, a que mais ameaça o andamento da vida no planeta - a única, eu diria. E, pior de tudo, achamos que somos donos de tudo; criamos explicações teológicas, metafísicas e espirituais para nos assegurarmos, sem culpa, de que tudo o que fazemos é por um bem maior. Ignoramos que a nossa espécie é um neném na Terra, geológica e biologicamente falando, e que como tal ainda fazemos cocô nas fraldas. Porém, fazemos merda orgulhosos de nós mesmos, e continuamos engatinhando - e por muitas vezes rastejando - nas próprias fezes. Essa espécie estúpida, que se auto-proclamou dona do mundo, deixaria o mundo bem melhor se deixasse de existir.

Digo tudo isso para concluir que sempre achei os animais (é impressionante como chamamos todos os outros bichos de "animais", como se não o fôssemos) melhores do que os humanos em quase todos os aspectos, particularmente naqueles... humanos. Aliás, quando uma pessoa é uma honrada, sensata e faz tudo certo ela é considerada humana, mas quando faz um ato monstruoso é um animal. Essas duas concepções nunca fizeram muito sentido pra mim, visto que, em primeiro lugar, somos nós mesmos que achamos isso - e portanto rebaixamos todos os outros animais e nos elevamos -, e em segundo lugar, os comportamentos mais "animais" são encontrados nos humanos como regra e, os mais "humanos", como exceção.

Não vou ficar aqui enchendo a página com argumentos para defender o que disse. Em vez disso, vou mostrar alguns vídeos que ilustram bem como os animais podem ser muito mais "humanos" do que nós - e, se considerarmos que o comportamento dos bichos não varia muito segundo as condições de personalidade dos seres humanos, com esses vídeos podemos admitir que esse comportamento "humano" deles é a sua regra.

Até amanhã, porque ainda tenho que preparar os textos que antecedem os vídeos.

Nenhum comentário:

Creative Commons License

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.