19 de abr. de 2007

Repostando...

Para aqueles que não tiveram o desprazer de conhecer o blog anterior, porque continua relevante. Para os que já conheciam, porque vale a pena ler de novo.

Saunas

Passei hoje pela Protásio de ônibus e vi uma casa com uma placa que dizia: "Sauna normal e finlandesa, calista, unhas", etc. Automaticamente pensei que se tratava de uma daquelas saunas que a pessoa vai para relaxar, dados os outros tratamentos que continham na placa. Porém, me lembrei que o Karandache (uma boate que fica na Av. Berlim - não, eu nunca entrei lá, eu a conheço porque trabalhava por perto) também tem sauna - e um monte de tipos que eu não vou lembrar agora. Daí fiquei pensando como deve dar confusão o fato da mesma palavra significar dois "serviços" tão diferentes... Tá, eu sei que os dois têm o mesmo objetivo - relaxar o paciente -, mas a forma de fazê-lo é muito diversa! Já notaram que com "massagem" é a mesma coisa? Tipo, o cara entra na sauna, fica pelado e espera ver um monte de mulher. De repente, começam a entrar vários caras daqueles que têm as costas cabeludas, que sentam do seu lado e começam a suar feito uns condenados!


É, mas além de piadas sem graça vindas de devaneios dentro de ônibus, a sauna também é coisa séria, principalmente na Finlândia - daí o "sauna finlandesa"! Pois é, além de passar frio e escutar Nightwish, eles adoram uma sauna. Segundo consta, "Sauna" é a palavra provinda da língua finladesa mais conhecida no mundo. E isso se deve à posição que a sauna ocupa na cultura finlandesa. Lá toda casa que se preze tem sauna. Os partos eram feitos dentro das saunas - alguns ainda o são. Para eles sauna não tem conotações eróticas, e sim sociais. Não é qualquer sauna do tipo turca ou sueca que os finlandeses consideram sauna. Eles têm até uma Associação Finlandesa da Sauna. Não ria, é sério.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ora cá estou eu para visitar o teu blog!
Se quiseres podes linká-lo no meu Páginas amar-ela. Vais lá e adicionas o blog na categoria que preferires.
Beijinhos

Anônimo disse...

kra...sei que se existe sauna é pq ela tem uma finalidade... mas definitivamente é algo que acho muito sem graça... quem sabe tenha um algo à mais...mas definitivamente desconheço tal informação...quem sabe eu mude meu jeito de pensar com mais informação...mas com o pouco que sei não da nem vontade de correr atras!!!
Bem...acho q o mais próximo que já cheguei de uma sauna...foi jogando bola lá no alemão no verão aos domingos à tarde...hehehehehe
Abraço...Faloooooooooooooow.

Magarefe disse...

A Finlândia também exporta celulares e pilotos de fórmula 1. Que nação!

Rodrigo disse...

Muitas vezes eu lembrava desse texto, foi sem dúvida um dos que mais gostei, justamente pelo fato curioso da Finlândia ser "a terra da sauna"...

Creative Commons License

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.